10 ferramentas de gestão de projetos para usar no seu negócio e otimizar o tempo da sua equipe
Um gerenciador de projetos serve para planejar, organizar tarefas, estipular deadlines, facilitar a comunicação com o time ligado às atividades, gerar relatórios. Com a ferramenta, todos da equipe sabem o andamento de cada etapa do projeto do início ao fim
Com o avanço da tecnologia, papéis e post its foram deixados de lado para entrada de ferramentas de gestão de projetos. Os softwares ajudam gerentes e equipes a organizar as tarefas, compartilhar arquivos e definir prioridades e cronogramas. O melhor de tudo é que você pode usar este recurso dentro ou fora da sua empresa, no desktop ou mobile.O resultado é maior produtividade e melhor gerenciamento do tempo.Confira abaixo 10 grandes ferramentas de gestão de projetos gratuitas e pagas e como escolher a melhor para a sua empresa.
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Trello
Se sua empresa ainda utiliza o método japonês Kanban, ou seja, papéis e post its colados na parede para acompanhar um projeto, chegou a hora de conhecer o Trello. Com ele é possível mover os cartões com as tarefas dentro de colunas, tudo de forma online. O Trello mantém as ideias de forma organizada e é bem simples de usar. Ele é gratuito e está disponível para as versões IOS e Android. Adobe, National Geographic, Google e muitas outras empresas utilizam a plataforma.
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Asana
Este é também um ótimo gerenciador de tarefas. Com ele você e seu time planejam e estruturam o trabalho da melhor forma definindo prioridades, prazos e compartilhando detalhes do projeto. O aplicativo é fácil de usar e possui a versão gratuita para equipes de até 15 usuários. Para times maiores, os preços começam a partir de US$9,99. Empresas que optaram por esta ferramenta são Nubank, Red Bull, 99 Taxis, dentre outras.
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Slack
Segundo a definição da própria empresa, o Slack é um espaço de colaboração para todos os tipos de equipe. Com ele é possível se comunicar através do chat, pesquisar, adicionar aplicativos, integrar com o Outlook Calendar, Google Drive, Microsoft One Drive, Zoom. A ferramenta também é utilizada para gerenciar momentos pessoais. Se você ainda não está familiarizado com gerenciadores e quer algo simples e gratuito, o Slack pode ser uma boa opção. Outros planos como o padrão e plus custam mensalmente, por usuário, R$15 e R$28,20, respectivamente. Trivago, BBC, Deezer, IBM e outras utilizam o Slack.
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Podio
A plataforma oferece gerenciamento do fluxo de trabalho automatizado, armazenamento ilimitado, visualização de dados, agendamento de reuniões e CRM conectado - Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). É possível, ainda, ter sistema social intranet, que ajuda a empresa no calendário de férias e relatórios de despesas. Se você gostou desta ferramenta, saiba que até cinco funcionários ela é gratuita. Já o plano básico o investimento é de US$9, o plus $14 e o premium US$24. Utilizam o Podio empresas como Volvo, Deloitte, NFL, Sony.
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Evernote
Mais uma opção para você deixar todo processo de trabalho mais organizado e ágil. Esta ferramenta auxilia a priorizar ideias, projetos e lista de tarefas. O gerenciamento pode ser feito de qualquer dispositivo e até mesmo offline. Entre os recursos disponibilizados, está o de digitalização de documentos e cartões de visitas. É possível usar o Evernote de forma gratuita ou optar por planos mensais premium R$9 ou business R$24 por usuário. Empresas como The Verge, Forbes, Business optam pela plataforma.
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Microsoft Project
A Microsoft também possui sua ferramenta de gerenciamento. Este aplicativo é muito popular no meio corporativo. É possível personalizar relatórios, acompanhar os projetos do começo ao fim, gerenciar portfólios e priorizar iniciativas de acordo com objetivos e resultados desejados. A ferramenta possui algumas desvantagens como usabilidade não intuitiva e recursos avançados são mais difíceis, o que demanda treinamento frequente. Mesmo assim, muitas empresas optam por este gerenciador pela integração que ele faz com o Office 365, Outlook, Teams, Skype. Isso permite que as equipes se comuniquem por e-mail ou em tempo real no chat ou teleconferência. Os preços mensais variam de R$30,30 a R$238,30, por usuário. Companhias como Intel, Airbus Group, Devolvo e muitas outras utilizam este gerenciador de projetos.
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Jira
Este software foi desenvolvido pela empresa australiana Atlassian e oferece hospedagem na nuvem. Ele é parecido com o Trello, os painéis são simples e flexíveis, possui fluxo de trabalho e quadros Kanban e Scrum. A ferramenta possui versão em português, filtros personalizados, gerenciador relatórios e permissões configuráveis. O Jira é uma ferramenta paga e pode variar dependendo do número de usuários. Para uma equipe de até 10 pessoas, por exemplo, o valor mensal é de US$10, passando disso, o preço é cobrado US$7 por usuário e pode chegar até US$1,33 por usuários, caso a empresa tenha mais de 5 mil pessoas usando a ferramenta. O Jira pode está disponível na Apple Store e no Google Play. Grandes empresas como Ebay, Spotify, Cisco, Airbnb utilizam esta ferramenta.
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Basecamp
Este é outro gerenciador muito conhecido. Com ele é possível designar tarefas, rastrear o andamento de cada uma delas, se comunicar internamente e reduzir o número de reuniões. O aplicativo organiza os projetos em cards: quadro de mensagem, lista de tarefas, cronograma com datas e prazos de entrega, chat, armazenamento de documentos, arquivos e imagens. O Basecamp é pago, mas é possível fazer um teste gratuito por 30 dias. Independente do tamanho da equipe, o valor mensal é de US$99.
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Operand
Esta plataforma também ajuda a reunir as tarefas em um lugar de forma organizada. O software oferece pauta Kanban, compartilhamento de arquivos, controle de receitas e despesas, timesheet - com o registro de tempo de cada tarefa. Se você está na dúvida se essa é a melhor opção para a sua empresa, o Operand oferece sete dias grátis para teste. Depois disso, os planos passam a ser cobrados com valores a partir de R$43, por usuário/mês.
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eKyte
Este software foi planejado exclusivamente para o Marketing Digital. A ideia desta ferramenta é simplificar as tarefas de planejar, executar e monitorar as campanhas digitais. Ao iniciar um projeto, é possível inserir orçamento, período de veiculação, briefing, público alvo, estratégia de comunicação. Você pode visualizar as campanhas dentro de um calendário, redefinir datas e compartilhar as informações com a equipe e cliente. O valor mensal cobrado é a partir de R$345.
Resumindo: As ferramentas acima prometem organização e agilidade no trabalho. Em todos eles é possível acompanhar as etapas do projeto e a situação de cada tarefa. O que torna um gerenciador melhor que o outro é o seu perfil e preferência da equipe.
Aqui na Olá!, por exemplo, nossa equipe optou pelo Asana. Ele tem uma usabilidade intuitiva e para os projetos que gerenciamos funciona muito bem. Em outras empresas por onde passamos, utilizamos também o Microsoft Project, Trello, Basecamp e Slack.
E a sua empresa utiliza algum gerenciador de tarefas? Compartilhe conosco qual dessas ferramentas é a melhor para sua equipe.
Se precisar de um help, dá um Olá! pra gente que ajudamos no que for preciso.
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