Inbound marketing: estratégia valiosa para sua empresa atrair clientes

O que é e como fazer Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma estratégia do Marketing Digital para atrair e encantar sua persona. Com este método não é preciso ir atrás de clientes, eles que vem até sua empresa por meio do conteúdo valioso disponível nos canais como site, blog e redes sociais


O Inbound Marketing ou marketing de atração não é novidade no meio digital. O conceito surgiu nos Estados Unidos há dez anos e mudou a forma de vender produtos e serviços. Com o novo método, o cliente é atraído devido o conteúdo relevante disponível nos canais da empresa como site, blog e redes sociais. Essa estratégia gera autoridade para a marca e maior número de vendas.

O Inbound Marketing se popularizou de tal forma que este método é adotado por empresas de diferente portes e sabe por quê? Por que o custo é 62% mais barato que o marketing tradicional.

A ideia do marketing de atração é construir um relacionamento com o seu público alvo e deixar ele decidir o momento certo de comprar.

Vamos a um exemplo: um veterinário que deseja expandir seu negócio e se tornar referência na sua área disponibiliza em seu blog e canal no Youtube dicas de como cuidar de um pet. Sua estratégia não é usar o marketing tradicional para vender de forma direta seus serviços, mas sim o Marketing Digital, que é oferecer conteúdo relevante para sua persona.

Aplicando as técnicas de Marketing de Conteúdo e SEO que já ensinamos aqui, pessoas interessadas neste tema passarão a consumir os conteúdos e saberão que este profissional é autoridade por entender bem do que está falando. Ele ganhará a simpatia e respeito, além de manter um relacionamento direto com seu público.

Agora que você sabe o que é o Inbound Marketing vamos detalhar como este método funciona.

5 etapas do Inbound Marketing

  1. Atrair

    A primeira regra do Inbound: atrair. É neste momento que você vai mostrar o que a sua empresa oferece para o seu público e convencer, por meio do conteúdo relevante, que você tem o produto ou serviço que ele precisa. Neste processo de atração é preciso segmentar o público. Nada de querer produzir conteúdo para todo tipo de pessoa porque de nada adianta ter grande número de acessos e curtidas e não ter vendas. Aqui a estratégia é encantar o público certo, logo, pesquise qual é a sua persona e foque naquilo que ela precisa.

  2. Converter

    Outra parte do funil é fazer a conversão do visitante em lead. É certo que a sua empresa quer muitos cliques nas páginas, mas é imprescindível que você saiba quem são esses visitantes. Para conseguir dados pessoais como nome e e-mail, por exemplo, é necessário que você tenha no seu site e blog um formulário para que o interessado possa entrar em contato. Você também pode fornecer materiais gratuitos como e-book, vídeo, manual em troca de informações do seu visitante.

  3. Relacionar

    Depois que vc conquistou o nome e e-mail, o visitante passa a ser um lead, ou seja, um cliente em potencial. Nem sempre ele vai fazer a compra naquele primeiro momento, por isso é necessário que a sua empresa continue enviando novos conteúdos para manter um relacionamento.

  4. Vender

    Quando o lead entra em contato com você, seja por um formulário para pedir orçamento ou através de um material gratuito que você ofereceu, é hora de partir para a venda. Neste momento você vai mostrar que a sua empresa tem a solução que atende as necessidades que ele precisa.

  5. Analisar

    Depois que a venda é concretizada o trabalho acabou, certo? Errado. Para garantir que o cliente continue adquirindo seus produtos e para atrair novos compradores é necessário analisar o que funciona mensurando os resultados por meio de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo. Com este levantamento é possível entender o que está dando retorno para os seus investimentos. Além disso, é possível analisar a interação dos visitantes no site, blog e redes sociais.

Vantagens de usar o Inbound Marketing


O Inbound marketing gera vendas sem ir atrás de clientes por direcionar conteúdo valioso para um público segmentado. Aquela pessoa que lê um artigo, assiste um vídeo e interage nas redes sociais demonstra que se interessa pelo conteúdo que você disponibiliza e na hora que ela precisar do serviço é a sua empresa que ela vai lembrar e procurar.

Por isso que no Inbound é muito importante que você saiba em detalhes quem é a sua persona, quais problemas enfrenta e do que se interessa em aprender. Sabendo disso, você pode preparar conteúdo que informe, mostre uma solução ou ensine algo para o seu público.

Segundo a pesquisa Tendências de Marketing de Conteúdo 2018, da Content Trends, empresas que usam Marketing de Conteúdo geram 3,2 vezes mais leads que as que não utilizam esta estratégia.

Outra grande vantagem, como já falamos aqui, é que nos canais da sua empresa você pode interagir com seus clientes respondendo perguntas e reclamações. Este espaço é muito valioso e deve ser bem aproveitado.

Te convenci a aplicar o Inbound na sua empresa? Espero que sim! Se ficou qualquer dúvida dá um Olá! que entramos em contato 😉

Comentários

Assine nossa Newsletter:

Ou receba nossos conteúdos pelo seu WhatsApp:

Postagens mais visitadas