Conheça a nova ferramenta do Facebook que revela como funciona o algoritmo do feed de notícias

Nova ferramenta Facebook

‘Por que estou vendo este post?’ revela como funciona parte do algoritmo da rede social


Você já se perguntou como o algoritmo do Facebook decide o que é importante para aparecer no seu feed de notícias? Nesta semana, a Rede Social lançou a função ‘Por que estou vendo este post?’ nas postagens que saem na timeline dos usuários.

O menu, localizado na parte superior no canto direito do post, mostra quais são esses critérios como: se a pessoa faz parte da sua rede de amigos, se você participa de determinado grupo, se costuma curtir mais os posts de um amigo do que de outro, se a publicação é mais popular comparado com outros da sua rede, dentre outros.

Ferramenta Facebook
Imagem: reprodução do Facebook

O executivo John Hegeman, responsável pelo feed de notícias do Facebook, explicou que as pessoas vão entender por que estão vendo determinado post na sua timeline e ter mais autonomia para customizar, caso queiram, acessando as opções de ações.

Então, se você não concorda com a forma que as postagens aparecem no seu feed, é só ir em preferências e escolher por opções como priorizar o que você quer ver primeiro, deixar de seguir pessoas e grupos e esconder os posts que eles publicam, reconectar com pessoas e grupos que você deixou de seguir, gerenciar configurações de repetição.

Em nota, o Facebook explicou que esta é a primeira vez que eles criam informações sobre como a classificação funciona diretamente no aplicativo.

A ferramenta apresenta como as interações funcionam, mas não de forma detalhada, já que o algoritmo da Rede usa muitos outros dados que também influenciam no que entra no feed de cada perfil.

Facebook Ads

A função ‘Por que estou vendo este anúncio?’ existe desde 2014 para propagandas que aparecem na timeline. Ao acessar o menu, é possível entender porque ele apareceu no seu feed e como post foi planejado pelo anunciante como perfil, idade, localidade e interesse. Esta ferramenta está sendo aprimorada para fornecer mais informações.

Comentários

Assine nossa Newsletter:

Ou receba nossos conteúdos pelo seu WhatsApp:

Postagens mais visitadas