O que é SEO e como melhorar o posicionamento do seu site no Google
SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de sites para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que ajuda a ranquear seu site e blog na primeira página dos buscadores de forma orgânica. O resultado: mais cliques para a sua página e autoridade para sua marca
Aposto que o maior desejo da sua empresa é atrair leitores para o seu site e blog. Acertei? Ou seria aumentar o número de vendas de um produto ou serviço? Você quer captar leads com os formulários disponíveis na sua página da web? É possível alcançar esses e outros objetivos usando as técnicas de SEO!
SEO (Search Engine Optimization), que em português significa otimização de sites para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que aumenta o tráfego em sites e blogs. Esta estratégia tem como objetivo levar seu conteúdo para a primeira página do Google ou outro buscador de forma orgânica. O resultado são mais cliques na sua página e autoridade para sua marca.
Neste post você vai aprender como aplicar as técnicas de SEO no seu site e blog. Mas antes vamos entender como as pessoas utilizam os buscadores. Só assim fica mais fácil para sua empresa preparar uma estratégia para atrair seu público alvo.
Nós, usuários da rede, recorremos ao Google por vários motivos. Um deles é quando buscamos por alguma informação, o que é chamado de pesquisa ou busca navegacional. Exemplo: quando queremos saber como é morar em Vancouver e digitamos no Google “viver em Vancouver”. O resultado mostra uma lista de blogs, sites e vídeos com artigos, notícias e comentários sobre o assunto. O que faz com que o usuário escolha uma página de outra é se ela está na primeira página do buscador, se o título do conteúdo é atraente e se a descrição resume um pouco do que ele quer saber.
Ao entrar na página, o que fará com que ele permaneça ou saia é a relevância do conteúdo, ou seja, se o seu artigo não responder aquilo que se propôs no título e descrição, o usuário poderá sair da sua página e buscar outra que tenha as informações que ele necessita.
Outra forma de busca é a pesquisa ou busca informacional, que é quando o usuário não sabe o endereço do site e procura no Google pelo nome da empresa. Exemplo: “agência de comunicação Olá”. Aqui a pessoa já conhece a Olá! e quer entrar no site para buscar pelos serviços oferecidos ou ler o conteúdo postado no blog. Neste caso dificilmente a pessoa sairá da página, isso porque ela já sabe o que quer.
Existe ainda a pesquisa ou busca transacional que é quando o usuário quer comprar um produto, serviço ou fazer outro tipo de transação online. Geralmente as páginas que aparecem aqui são e-commerces.
Agora que você entende o que leva um usuário a pesquisar no Google, vamos entender como funciona esse mecanismo de pesquisa.
Como funciona o Google e quais são os fatores de ranqueamento
Ao acessar a página do Google aparecerá no topo da página os links patrocinados (anúncios) e os gratuitos, que vem logo em seguida. Escolher por pagar um anúncio ou aparecer de forma orgânica vai depender da estratégia escolhida pela sua empresa.
É justamente aqui que entra o SEO. Para que sua empresa ranqueie de forma orgânica separamos algumas dicas. Confira:
8 dicas para utilizar as técnicas de SEO na elaboração do site ou blog
- Definir um público alvo
Determinar seu nicho e objetivos ajudará a ranquear melhor nos buscadores. Por exemplo: se você tem uma agência de viagens e a maior parte dos visitantes da sua página são de estudantes que desejam fazer intercâmbio, poste sobre “melhores países para se aprender inglês”, “como é morar no exterior” e por aí vai. Quanto mais direcionado for o seu conteúdo a probabilidade de um visitante virar lead será muito maior.
- Palavras-chave
Quando você sabe qual é sua persona é mais fácil saber o que eles buscam, quais as suas dores e necessidades. É a partir daí que pode-se descobrir as palavras-chave que os usuários pesquisam no Google. Uma dica simples é digitar a palavra-chave no Google e o próprio buscador mostra para você o que é mais pesquisado.
Existem várias ferramentas que a sua empresa pode usar como planejador de palavras-chave. Podemos citar o Google Ads, o Ubersuggest e o SEMrush.
- Texto alternativo para imagem
Os robôs do Google só identificam basicamente a linguagem html por isso é importante que, ao subir uma imagem no blog, o indicado é nomear o arquivo utilizando, se possível, a palavra-chave. Outra dica muito importante é inserir uma tag alt (texto alternativo) e um title (título) para a imagem. Exemplo: src="https://www.olaconecta.com/img/marketing-de-conteudo.jpg" title="marketing de conteúdo" alt="marketing de conteúdo"
- Número de palavras de um artigo
A quantidade de palavras do seu artigo pode fazer toda diferença na hora de ranquear nos buscadores. Conteúdos com cerca de 2 mil palavras são identificados pelo Google como aprofundados e relevantes.
- Título estratégico e URL amigável
Vale a pena gastar um tempo para criar um título que chame atenção e tenha a palavra-chave. Além disso, dê preferência para URL curta e também com a palavra-chave no link da página.
- Site responsivo
Já citamos aqui a importância do seu site e blog se adaptarem para vários tipos de tela como tablet e celular, isso porque boa parte das pesquisas partem de smartphones. Por este motivo, os robôs do Google ranqueiam melhor os sites responsivos.
- Link building
Seu site e blog fica muito mais relevante para os robôs quando outros sites apontam para a sua página. Uma dica aqui é oferecer seu conteúdo para outros sites.
- Links patrocinados
Ranquear na primeira página de forma orgânica é importante porque gera autoridade para a sua marca, mas chegar até o topo leva tempo. Para ajudar nesta etapa, a sua empresa pode optar por links patrocinados. Como já explicamos acima, neste tipo de ranqueamento é preciso pagar e a ferramenta para isso é o Google Ads. O ponto positivo de fazer um anúncio pago é tornar a sua marca conhecida para a sua audiência. Mas em hipótese alguma deixe de aplicar SEO em seu conteúdo, porque quando acabar a campanha a sua página some do topo como anúncio, mas continua na primeira página devido às técnicas aplicadas.
Agora lembre-se: as técnicas de SEO funcionam, mas como já citamos os resultados levam um tempo para aparecer. Portanto tenha paciência e continue trabalhando. Se precisar de um help manda aí um Olá pra gente que ficaremos felizes em ajudar. :)

Comentários
Postar um comentário